QUEM SOMOS

Os Bancos Alimentares Contra a Fome são…

Uma resposta necessária, mas provisória, porque“ toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários” (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).

 

 
 
 
 
 

Uma vocação

Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentar, encaminhando-os para a distribuição gratuita às pessoas carenciadas.

 

Uma ética

A ação dos Bancos Alimentares assenta na gratuitidade, na dávida, na partilha, no voluntariado e no mecenato.

 
 
 
 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa.

 
 

 
 
 
 
 
 

Visão

Um mundo, no qual todos os Homens, tenham garantido o direito à alimentação.

 

Valores

A Dádiva e a Partilha.

A Dádiva e a Partilha definem o espírito que norteia todas as relações que se vão estabelecer entre os diferentes intervenientes e parceiros dos Bancos Alimentares.

Estes valores devem refletir-se no funcionamento do dia a dia e guiar a ação. A dimensão humana, naquilo que possui de mais nobre, é assim sempre posta em destaque. O que preside Não é o interesse comercial, mas o serviço do Homem pobre, que se encontra numa situação de necessidade, que sofre de privações e de fome.

 
 
 
 

O QUE FAZEMOS

Uma ação

Aproveitar onde sobra para distribuir onde falta. É este o nosso objectivo: evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas com fome. O Banco Alimentar recebe toda a qualidade de géneros alimentares, ofertas de empresas e particulares, em muitos casos excedentes da grande distribuição.

São recolhidos localmente, no estrito respeito pelas normas de higiene e de segurança alimentar.
A estas dádivas, acrescentam-se os produtos oferecidos por particulares, nas campanhas de recolha efetuadas nas superfícies comerciais.

 
 

 
 
 
 
 
 

Uma logística

O Banco Alimentar possui uma organização logística profissional para:

• a recolha e o encaminhamento de produtos alimentares;
• a sua triagem e armazenagem;
• o controlo de qualidade. 

 

Uma partilha

O Banco Alimentar abastece, ao longo de todo o ano, instituições de solidariedade com atividade em Angola.

Para além da entrega gratuita de alimentos destinados às pessoas com carências alimentares, o Banco Alimentar acompanha e partilha a ação das instituições no sentido de lutar contra a exclusão social.

 

Agir com as Instituições

O Banco Alimentar celebra acordos com as instituições de solidariedade das regiões cobertas pela sua actividade, tendo em conta as suas caracteristicas próprias de atuação, A ajuda alimentar é efectuada na forma que melhor se adapta às necessidades da população apoiada:

• cabazes de produtos alimentares entregues às familias;
• refeições confecionadas: servidas nos lares, creches, ou outros centros; distribuidas na rua aos sem abrigo; entregues ao domicilio, etc. 

 

Uma total transparência

Os Bancos Alimentares são instituições não governamentais, apolíticas e não confessionais. Comprometem-se a praticar uma gestão transparente que obedece a regras estritas, idênticas para todos os Bancos.